18/05/2018

Maio Roxo


Oi gente!

Dando continuidade as campanhas do mês de maio (veja as outras: 1, 2, 3), hoje falaremos da campanha Maio Roxo, que busca conscientizar, prevenir e fazer com que todos conheçam as doenças inflamatórias, entre as principais a Doença de Crohn e Colite.

Amanhã (19/05) é o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal e durante todo o mês diversos debates, palestras e informativos são realizados na busca de tratar as pessoas que convivem com essa doença e também chamar a atenção para o diagnóstico precoce.

Mas, o que seria Doença de Crohn e Colite?

A doença de Crohn é uma inflamação séria no trato gastrointestinal com predominância no intestino delgado e grosso. É mais frequente entre os 30 e 40 anos, mas pode ser desencadeada em qualquer idade. Os primeiros e principais sintomas são diarreia, cólica abdominal e febre, ou seja, indícios que podem surgir por diversos motivos e que dificilmente o indivíduo pensa e identifica como uma possível complicação gastrointestinal. Cada paciente tem um perfil, podendo ser inseridos em três classificações básicas da doença: leve a moderada, moderada a grave e grave fulminante (dados do site EncontrAR).

Já a Colite é uma doença inflamatória que atinge uma ou mais camadas do cólon, provocando disfunções. Qualquer alteração no funcionamento do intestino grosso que seja causada por inflamações pode ser considerada uma colite. Isso origina alguns sintomas, como desidratação e diarreia. A doença pode variar de aguda a crônica, dependendo de sua gravidade. Não se sabe ao certo o que causa a colite, porém diversos fatores podem influenciar para o desenvolvimento dessa condição. Alguns desses fatores podem ser doenças primárias, irritações relacionadas ao uso de medicamentos, bactérias, ulcerações, reações alérgicas e vírus. Quanto ao tratamento, ele irá variar de acordo com as causas e os sintomas apresentados, mas uma dieta branda deverá ser mantida até que os sintomas se amenizem e o causador seja controlado. Em casos mais graves, uma cirurgia para retirar o intestino grosso pode ser necessária. O pico de ocorrência da doença está entre os 15 e 35 anos, e acredita-se que haja uma base hereditária e fatores ambientais que deixam alguns indivíduos com maior propensão a ela (dados do site Minuto Saudável).

Daí, vendo todos os sintomas possíveis fica mais fácil procurar um especialista, lembre-se que com a saúde não se brinca. Por isso, devemos sempre procurar um médico e não guardar para si sintomas que possam desencadear doenças maiores.

Amanhã, conheceremos mais uma campanha desse mês de maio, não esquece de visitar o Mundo de MJ.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário