10/07/2018

DIY: Gavetas na Parede

Link das Imagens (e mais ideias)

Oi gente!

Sabe aquela mistura de decoração com reaproveitamento, reciclagem e DIY que todos nós amamos?

Então...

Esse post é para os loucos que, assim como eu, adoram as ideias de reaproveitar o que tem em casa e que, em outros tempos, ia parar no lixo.

Hoje, vamos falar de gavetas.

Aquela cômoda quebrou? Seu criado-mudo não serve mais? O armário da cozinha precisa ser trocado? E as gavetas, o que fazer com elas?

Que tal utilizá-las na decoração e colocá-las na parede para servir como nicho ou prateleira pequena?

Não sabe como fazer isso? Vamos ao que interessa e mostrar algumas das inúmeras formas de reaproveitá-las e tornar a decoração da sua casa única e exclusiva. Com um toque de criatividade e algumas gavetas na parede, dá para mudar e transformar seu cantinho numa obra de arte e ainda ajudar nosso planeta:

1. Sala




Para começar, já imaginou decorar sua sala com gavetas? Diferente, né?

Junte os livros de capas bonitas, fotos, objetos pequenos que ficam espalhados pela sala e monte um nicho bonito e com a sua cara.

Pode utilizar para deixar a sua decoração de funko pop, bonecos de resina, e o que mais quiser, pode ainda, fazer um oratório com seus Santinhos.

Para aproveitá-las melhor, pode acrescentar divisórias e revestir com papel decorativo ou contact no interior e até por fora, se preferir, e claro, pode deixar ou não os puxadores, no entanto, tenha em mente que a presença deles deixa o nicho mais retrô e a falta deles, mais moderno.

Pode ainda fazer de estante, seja do método convencional, empilhando-as e seguindo um padrão (imagem 3) ou soltá-las de forma desordenada, ou seja, tamanhos e posições diferentes (imagem 4).

2. Quarto




O que dizer essa cabeceira de gavetas? Sensacional! Que eu defendo a ideia de toda cama ter uma cabeceira, todos sabem, mas nunca podia imaginar que gavetas dariam uma cabeceira multiuso, isso mesmo, multiuso pois além de cabeceira, serve de criado-mudo, prateleira... tudo em único lugar. Se seu quarto é pequeno e você precisa otimizar espaço, essa é uma belíssima sugestão. Vale observar ainda, que as gavetas são de cores, tamanhos e posições diferentes, deixando a cabeceira e, consequentemente, o quarto, colorido e moderno.

Se você é mais tradicional e prefere as gavetas iguais ou quer aproveitar aquelas gavetas de um móvel que vai se desfazer, vale colocá-las na parede também e guardar aqueles materiais que você mais utiliza e eles estarão sempre à mão. Observe que na imagem, os puxadores permanecem nas gavetas e o seu interior foi acrescentado um papel decorado para embelezar o nicho.

E suas bijuterias? Cansada de ter que desatar os nós dos seus cordões e colares toda vez que vai usar? Que tal pendurá-los no puxador da gaveta? Pode até acrescentar outros puxadores e alguns ganchos para caber todos. E sabendo que as bijus são o xodó de toda mulher, separamos duas ideias diferentes. Na primeira, uma gaveta na horizontal, onde a parte de dentro foi aproveitada para colocar flores, mas poderia também servir para colocar seus perfumes e hidratantes; já na segunda imagem, a gaveta está na vertical e aproveitou para colocar caixinhas para colocar os brincos, pulseiras, anéis... e a parte de cima, um porta-retratos.

3. Cozinha




Se é na cozinha que você precisa de espaço, elas são mais que bem-vindas. Afinal, sempre é necessário um lugarzinho para guardar um utensílio, aqueles conjuntos de talheres para panela ou aquele jogo de pratos que não usamos tanto mas que é lindo. Aquela coleção de canecas ou aqueles bowls decorados que compramos, pode ainda ser o lugar ideal para guardar temperos e condimentos, sempre à mão. Outra ideia é colocar alguns rolos de madeira e fazer buracos nela, servindo de porta sacolas, papel-filme, papel laminado, papel-toalha e todos aqueles papéis que usamos na cozinha.

Se você é mais tradicional, pode utilizá-las da cor dos demais móveis, como o armário, a mesa... Ou dá um toque retrô com uma cor mais amadeirada, ou até deixar a cozinha mais colorida, pintando uma gaveta de cada cor, observe com a imagem deixa a cozinha mais jovem com essas cores pastéis.


4. Banheiro




O armário do banheiro está cheio ou não tem um armário? Aproveite para espalhar algumas gavetas e deixar muito mais moderno.

Pode colocar próximo ao chuveiro, para não precisar abrir o box e molhar todo o chão, acrescentando divisórias e até um porta-toalhas nele. Se optar mesmo por colocar dentro do box, é importante envernizar para não estragar a madeira, hein?

É próximo a pia ou lavabo que você prefere? É perfeito para guardar um jogo de toalhas, porta cotonetes e algodão e pode colocar porta-retratos, sim. Afinal, se já usamos porta-retratos na casa toda, qual o problema de usar no banheiro também? Nenhum!

Colocar próximo ao vaso para guardar a reserva de papel higiênico ou colocar algumas gavetas espalhadas para guardar secador, chapinha, esponjas, cremes e o que mais precisar.

5. Outras Ideias




Para mostrar que as gavetas vão bem em todos os lugares, trouxemos mais sugestões aqui, afinal a ideia é decorar aproveitando todos os tamanhos e modelos de gavetas possíveis.

Não sabe onde colocar as chaves quando chega? Uma gaveta no hall de entrada com alguns ganchos resolve seu problema. Uma boa sugestão é decorar com espelho e miniaturas para deixar o porta-chaves mais bonito e elegante. Se morar sozinha, o próprio puxador resolve, assim, basta escolher um chaveiro grande e pronto, só colocar a gaveta na horizontal e aproveitar a parte de dentro para colocar um aromatizador de ambientes.

A varanda da casa ou o corredor entre um cômodo e outro está graça? Que tal um toque de verde com algumas gavetinhas e uns galhos de plantas pequenas, pode ainda fazer furinhos para água passar e claro envernizar para a água não estragar sua gaveta, só se certifique antes se o verniz escolhido não prejudicará as plantas. Se for deixar numa área externa, deve envernizar também, afinal sol e chuva estragam rapidamente objetos de madeira.

Outra ideia é colocar para guardar a coleção de esmaltes no closet ou no salão em que trabalha. Pode ainda acrescentar bijuterias e deixa-las expostas se tem uma lojinha que vende artigos femininos.

Por fim, pode simplesmente usar parte da frente com os puxadores e usar como cabide (veja aqui).

E aí? Já utiliza gavetas na sua decoração? O que achou da ideia? Vai adotar? Deixe sua opinião nos comentários e vamos reaproveitar mais e salvar o nosso planeta, o pouco que fazemos pode ser muito, não esqueça disso.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário