05/08/2019

Tubibal - RN (20 a 27/07/2019)



Oi gente!

Se vocês acompanharam esse post na semana passada (clique aqui), se lembram bem que eu afirmei que escreveria sobre minha viagem a Jandaíra e Tubibal. Bom, na verdade, a viagem foi a Tubibal, um vilarejo/distrito de Jandaíra, nossa passagem na cidade foi apenas à Missa de Abertura da nossa missão que levou o nome de Férias Missionárias.


Vale abrir um parêntese aqui e dizer que as Férias Missionárias aconteceram simultaneamente em três lugares diferentes, organizada pela Juventude Mariana Vicentina, associação católica a qual eu faço parte.

Bom, explicações a parte, devo dizer que nunca me senti tão bem como nessa missão, foi,de verdade, maravilhoso está ali. O objetivo das Férias Missionárias era, além de fazer visitas, divulgar o nosso carisma e conhecer os grupos, viver de fato como os moradores daquele lugar vivem, foi isso que aconteceu conosco.

Devo dizer que, nossa viagem, começou na estrada, quando estávamos há alguns quilômetros da nossa cidade, uma luz do carro começou a piscar e Florencio parou para ver o que era. Rapidamente, ele se deu conta que era falta de água no caro – devo dizer que não sei os nomes técnicos, por isso, estou sendo genérica com os termos –, ele então foi buscar água em uma casa próxima.

O pior é que como estava somente nós dois, eu tive que ficar no carro, enquanto ele foi. Imaginem meu medo, em uma estrada sozinha, passando carros e motos, uma leve chuva que começava a cair, cheia de malas no carro e Florencio longe, suei frio, mas Deus é maravilhoso e sobrevivei intacta para contar a história hahaha.

Quando ele voltou e encheu com água, resolvemos seguir viagem e sempre na expectativa de olhar se a luz não voltava a acender. Na verdade, era apenas isso mesmo, o carro tinha ido a revisão e pensamos que estava tudo bem, sem contar que o carro é do Patronato, ou seja, das irmãs Filhas da Caridade, as freiras que dão suporte ao nosso grupo.

Ao chegar em Tubibal, já a noite, depois de Florencio ter entrado um vilarejo antes e voltar depois para o caminho certo, descobri que ficava próximo a Galinhos, lugar que eu sonhava em conhecer (sobre isso, é só olhar o post que citei acima, ou clicar aqui).

Em Tubibal fomos muito bem recebidos, uma casa a nossa disposição, e dormir. Ah, já ia esquecendo, lá no distrito não pega celular, para dar notícias em casa foi necessário ir a casa de uma dos membros do grupo da JMV de lá e tentar online avisar que eu estava bem, o que acontecia todos os dias ao amanhecer ou anoitecer.


Enfim, para não estender muito esse post, posso dizer que chegaram mais missionários para se juntarem a casa, Maik da JMV Minas Gerais e Anderson e Junia membros da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) também de MG. Em outra casa, ficaram as irmãs Filhas da Caridade: Irmã Quitéria, que sempre encontro nos encontros de Natal e Irmã Tarciana que veio de Pernambuco, que eu conhecia da época que era postulante (período que algumas congregações chamam de noviça), mas que eu não reconhecia, olha a loucura, eu a encontrei como irmã em Caicó na missão que já citei aqui no blog (para ver, clique aqui), e não a reconheci na época, se ela não tivesse falado do período em que morou em minha cidade não teria reconhecido, mas sempre lembrava da postulante sem associar a mesma irmã, como pode? Kkkkkkk, a verdade é que nos aproximamos muito nessa nova missão. E também ficou junto as irmãs, Catarina, sobrinha da Irmã Quitéria, que mora em Arco Verde – Pernambuco.


As missões foram ótimas, muitas visitas, conhecemos mais a vida dos moradores, interagimos muito com eles, visitamos as casas, jogamos bola na quadra, visitamos escola, posto de saúde e muito mais.  Devo aqui, lembrar da história de Guael que estava em consulta quando chegamos ao posto porque estava em estado grave, oramos sobre ele e confiamos no Senhor Jesus que tudo daria certo, na última noite de missão, foi descoberto que os exames estavam errados e que Guael estava bem, uma alegria enorme compartilhada por todos nós.


Não tem como esquecer os moradores sempre tão atenciosos, nos doaram doces, sobremesas, frutas e muito AMOR! A prefeita de Jandaíra doou toda nossa alimentação e duas senhoras maravilhosas cozinhavam todos os dias para nós, ou seja, também estavam em missão.







Ainda visitamos um outro distrito que pertence a Galos, Borrocão também chamado de Pirangi, onde fomos muito bem recebidos por todos lá, fizemos visitas, celebramos nas casas, tomamos café da manhã e nos divertimos muito!

Depois seguimos para uma fazenda muito antiga Santa Isabel, que possui uma Capela bem antiga da época em que a Missa era celebrada de costas e com um altar colado na parede, evidente que Santa Isabel é também a padroeira dessa capela, né?





Antes de almoçarmos na fazenda, fomos a uma praia paradisíaca, onde todo mundo se divertiu, ali ao invés de tomar banho de mar, aproveitei para ficar sozinha ao longe, tirando um tempinho para mim e fazendo um balanço dessa semana maravilhosa que vivemos. E adivinha só, vi golfinhos, embora longe, dava para ver eles saltando, sinceramente: bicho esquisito! Kkkkkkkkk meu lado zoofóbica falando. Alguns pescadores estavam lá e aproveitamos para rezar com eles e agradecer por terem saído em alto mar a procura de uma bola que os meninos perderam enquanto jogavam na água.




Enfim, a Missa de Encerramento foi na própria comunidade de Jandaíra e confesso que fui as lágrimas, uma experiência única que levarei comigo eternamente!


Voltamos assim que terminou, ou seja, ao meio-dia, pois Florencio e eu precisávamos está pontualmente às 17h em Governador Dix Sept Rosado para mais uma missão, mas isso, vocês verão na próxima segunda.

Beijos!

P.S.: Florencio agora namora com uma das meninas de Jandaíra, Elina, um amorzinho!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário