23/10/2015

O Outubro Rosa, Informações, Depoimento e Susto

Oi gente!
Todo mundo, ou quase, sabe que o mês de outubro é conhecido pela campanha de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma doença que atinge milhares de mulheres no mundo, em várias faixas etárias (pois é, jovens também podem desenvolver a doença), pode ser curado se descoberto ainda no início. O que muitos não sabem, é que esse tipo de câncer pode atingir homens também (o quê?). Isso mesmo, é raro, mas homens podem desenvolver a doença, no entanto, pela falta de informação, muitos homens só descobrem quando o tumor já está em fase avançada, sendo difícil o resultado positivo do tratamento.
O Outubro Rosa (nome pela qual é denominada a campanha) remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (nos EUA) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Agora que você já sabe um pouco mais da campanha, que tal assistir ao vídeo que eu gravei onde falei sobre a campanha e contei sobre um susto relacionado a doença que passei um tempo atrás.

Espero que gostem!

2 comentários: