14/03/2017

Armário-Cápsula: o que é, monocromia, estilo pessoal, inspiração e como montar o seu


1. O que é?


O termo surgiu na década de 1970 com a estilista Susie Faux que pensou nas peças atemporais, aquelas que nunca saem de moda, unidas a peças atuais poderiam fazer ótimas composições. Em 1985, a designer americana Donna Karan (DK), lançou sua coleção de sete peças que conversavam entre si, para o dia-a-dia e trabalho.

A Ideia explodiu na internet, recentemente, com a blogueira Caroline Rector do blog Un-fancy.com, a americana escolheu 37 peças do armário para misturá-las entre si e viver algum tempo apenas com essas. Variando com a estação.



2. Monocromia


Embora o conceito de armário-cápsula seja um número reduzido de peças onde todas combinam entre si, outro tipo de armário cápsula é o adotado por nomes como Mark Zuckerberg onde ele possui roupas iguais usando-as em diversas ocasiões.


Esse estilo monocromático também pode ser aplicado no conceito de armário-cápsula, já que o mesmo dispõe de poucas peças – iguais – e todas conversam entre si. Sobre o assunto, o criador do Facebook disse que toma muitas decisões ao longo do dia e, por isso, prefere ser prático na hora de se vestir e se concentrar no seu trabalho.


Outro nome adepto do estilo monocromático (e armário-cápsula) era o Steve Jobs, que ao longo de sua vida, passou anos usando o mesmo modelito de roupa. A explicação das camisas do criador da Apple se deve a uma visita ao Japão e ao entender a história dos uniformes japoneses, ele adotou para si “seu próprio uniforme”, adotando essas camisas chamadas de turtlenecks.


3. Inspiração e Estilo Pessoal


Outro tipo de estilo minimalista é adotar estilos de tecidos, estampas e cores que você mais gosta e compor seu armário-cápsula.

Para te inspirar, eu trouxe aqui os estilos da Rayza Nicácio (rayzanicacio.com) e Camila Rech (meninicesdavida.com.br). Meninas estilosas que, misturam suas peças favoritas entre si, montam seus looks com uma pegada cool.


A Rayza adora listras, por isso, possui várias peças de roupas com essa estampa: camisetas, camisas, regatas, vestidos... em várias cores e tamanhos.


Outra coisa que a Ray adora é alfaiataria e, em seu guarda-roupa, não falta blazer e colete nesse corte e modelagem.


Assim como a Rayza, a Camila também adora listras e possui muitas camisetas com essa estampa. abusando ainda do jeans, xadrez e peças em preto e branco, em geral.


Já nos pés, a Camila adora tênis e tem uma infinidade deles. Pois é, o conceito de armário-cápsula se aplica também aos calçados.


4. Como montar um armário-cápsula



I. Busque inspiração em quem tem o mesmo corpo que você, não adianta se inspirar numa modelo esquelética se você tem curvas ou é mais cheinha e vice-versa

II. Para montar seu novo guarda-roupa, separe suas peças favoritas (que se encaixam no seu estilo) e descarte as que não usa mais, não gosta ou não servem (dica: doe as que estão em bom estado, venda no Enjoei e as que estão rasgadas, aproveite para DIY)

III. Separe as peças que ficarão entre verão e inverno (guarde as peças da estação em que não estamos)

IV. Combine as peças que gosta entre si e fotografe os looks que montar

V. Procure inspirações na internet com base nas peças que já tem (ex: “vou manter minha blusa de oncinha”, pesquisar look com blusa de estampa animal print), com certeza, você vai achar uma combinação dessa peça com outra que já tem. Uma opção é o Pinterest, lá tem muitos looks com todo tipo de peça

VI. Com o guarda-roupa montado, evite fazer compras. Saia as compras novamente somente na estação seguinte quando seu guarda-roupa mudará devida ao aumento ou queda de temperatura. Ou seja, você terá dois guarda-roupas, um no inverno e outro no verão.

VII. Por isso, é importante que as peças que ficaram sejam atemporais, para que possa economizar sempre e não comprar dez ou quinze peças sempre que a estação mudar. Claro, você pode comprar roupas novas, aquelas que são tendências, mas sempre uma ou duas por estação.

VIII. A dica é investir em peças com bom acabamento e durabilidade prolongada, afinal, não adianta comprar uma peça que dentro de poucos meses vai estar desbotada e/ou rasgada.

IX. Assim, vale a pena gastar um pouquinho a mais (sem exagerar) numa marca melhor e de boa qualidade. Mas lembre-se, o investimento só vale a pena se você for usar bastante a peça e ela combinar com o que já possui, ok?

A ideia aqui foi entender os conceitos de look monocromático, estilo pessoal e peças que conversam entre si, assim você pode definir seu estilo e com isso, parar de gastar dinheiro à toa com aquelas peças que não vai usar muito podendo economizar para outra coisa melhor!

2 comentários:

  1. Achei bem interessante o post. Já havia ouvido falar desse conceito, mas não tinha parado para ler e entender.
    Eu adoro o estilo da Camila, me identifico bastante. Da Rayza é lindo também.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são bem estilosas e se vestem muito bem mesmo!
      Que bom que gostou do post, tentei unir informações valiosas e acessíveis aos interessados no assunto!
      Beijos!

      Excluir