13/05/2018

13 de Maio



Oi gente!

Hoje é 13 de Maio e é uma data cheia de acontecimentos para nosso país.

Não podemos esquecer que foi no dia 13 de Maio de 1888 que foi assinada pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II, a Lei Áurea. Com essa lei, era abolida definitivamente a escravidão no Brasil.

E apesar de não ter sido adotado nenhuma medida que levasse à inclusão dos escravos libertos na sociedade brasileira, deixando-os marginalizados e alvos do racismo vigente no Brasil, nessa época, devemos sim comemorar essa liberdade garantida por lei, e continuar lutando por igualdade (ainda!).


13 de Maio também é o dia de Nossa Senhora de Fátima, que é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

A invocação de Maria como Nossa Senhora de Fátima tem forte devoção no nosso país e em muitas cidades, capelas e Igrejas são devotadas a ela.


E hoje, segundo domingo de maio, é Dia das Mães e como já falei sobre esse dia durante a semana (veja aqui 1 e 2), desejo hoje simplesmente um Feliz Dia das Mães a todas as mamães do mundo!


E você o que comemora nesse 13 de Maio?

Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário