01/05/2019

Ame-se Para Amar seu Parceiro



Para um relacionamento dar certo é necessário cumplicidade, carinho, respeito e, claro, amor.

O que ninguém fala, no entanto, é que é preciso se amar, antes de tudo. Mas se amar muito, se amar além de tudo.

E isso, é muito difícil.

Sim, muito difícil. O motivo é que confundimos o amor-próprio com o orgulho e egoísmo ou com o narcisismo.

A confusão com o narcisismo ocorre quando pensamos erroneamente que o amor-próprio significa a atenção, se autoexaltar, se achar melhor que o outro, um ser superior, onde acredita que tudo gira em torno dela ou ainda, precisa de autoaceitação para se sentir bem.

Em um relacionamento, o narcisismo tende a fazer com que a pessoa narcisista se sinta sempre na pior, pois acredita que o cônjuge tem que que ficar o tempo todo exaltando-a, elogiando o tempo todo e se sacrificar sempre por ela, do contrário, passa a acreditar que o cônjuge não a ama o suficiente, e a desculpa para o final do relacionamento é: “meu amor-próprio, já que ele(a) não me amava o suficiente e não via os meus pontos positivos”.

Já o orgulho e egoísmo é quando não se cede, não se abre com o outro, criando uma barreira entre si e o outro, é tão grave que uma discussão dura séculos porque não reconhece suas falhas diante do outro.

Para o orgulhoso e egoísta só o outro tem que ceder, correr atrás, pedir perdão, chorar... Para este, ele sempre está certo, nunca erra, o outro é quem não presta, não merece suas lágrimas e tudo mais. O pior é que o orgulhoso não é feliz, porque abre mão da felicidade em nome do orgulho que ele julga ser amor-próprio. E quando o relacionamento acaba, ele diz: “ele queria que eu fosse atrás, não faço isso, tenho amor-próprio”.

Como podemos ver, o erro está aí. Essas confusões com o amor-próprio fazem com que acreditem equivocadamente que o amor-próprio destrua o relacionamento, quando ele é, na verdade, a salvação.

Quem se ama sabe reconhecer as próprias qualidades, os pontos fortes e fracos que possui, assim como reconhece também os do cônjuge e busca crescer junto com o outro, elogiando o outro, mas sabe que em alguns momentos vai precisar ceder (não sempre, é necessário equilíbrio), perdoar, pedir perdão e sabe que sua felicidade e paz interior vem de si mesmo e não do outro.

Por isso se ame, seja confiante, passe essa energia positiva que existe dentro de si para o(a) parceiro(a) e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário